Você sabe o que é Sampling?

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Muito já se fala sobre a tendência de o comércio virtual integrar-se ao mundo físico e criar experiências cada vez mais completas para o consumidor. O chamado comércio omni-channel promete criar ações e estratégias que integrem todos os sentidos do consumidor e façam com que haja cada vez menos distinção entre comprar em uma loja virtual e uma loja física.

Uma dessas estratégias é o sampling, uma nomenclatura nova, mas remete a um conceito antigo: o de amostra grátis.

Apesar de ainda não ser muito comum, a prática pode representar um novo patamar para o e-commerce.

O consumidor contemporâneo não admite riscos: ele não vai investir em nada que possa se arrepender depois. A indústria de bens de consumo duráveis, como a automobilística e telefonia, já perceberam isso há muito tempo e permitem que seus clientes testem a qualidade do produto antes de tomar a decisão final.

O que é sampling de produtos?

Sampling significa distribuir amostra grátis para o consumidor. E quem não gosta de ganhar produtos ou receber os famosos “mimos” das marcas favoritas?

Muitas pessoas associam as amostras grátis ao lançamento de algum produto. Mas é possível distribuir amostras gratuitas até de itens que já estão bem estabelecidos no mercado.

O mais importante, qualquer que seja o produto distribuído, é que as amostras estabelecem relações relevantes junto ao consumidor.

O sampling pode ser feito de várias maneiras, entre elas:

  • montar estandes de distribuição no local de venda do produto;
  • distribuir amostras em eventos relacionados ao seu mercado ou outros eventos de grande público;
  • enviar amostras por correio;
  • levar amostras a lugares inusitados que não vendem seu produto, mas que são frequentados pelo seu público-alvo. Nesse caso, a amostra chega no consumidor como um brinde, mimo ou num modelo de serviço gratuito.

Algumas dessas alternativas são bem mais eficazes do que outras, principalmente caso o seu objetivo seja escalar o negócio e construir demanda.

Qual a sua importância para as empresas?

sampling de produtos é uma das estratégias mais tradicionais (e antigas) do mundo. Mesmo assim, continua sendo bastante efetiva. Se você adotar o método do “experimente primeiro e leve depois”, pode alcançar facilmente um nível mais alto de credibilidade junto ao consumidor.

Com isso, você demonstra tanta confiança na qualidade do seu produto que será difícil encontrar resistência para vendê-lo. Além desse benefício incrível, sua empresa ainda consegue comprovar que a marca é realmente boa, aproximando-se ainda mais dos potenciais clientes.

Por fim, você ainda reduz significativamente o risco de insatisfação do seu público-alvo. Se os consumidores experimentam o produto antes de comprá-lo, sabem exatamente o que estão levando para casa, sem enganação ou margem para decepções.

Quais são os principais resultados obtidos por essa estratégia?

Dependendo do objetivo do sampling, você pode trocar as amostras por ações importantes, como:

  • avaliações do produto;
  • cadastro na lista de e-mail da empresa;
  • descontos para as próximas compras.

As possibilidades são diversas. Em alguns casos, você pode utilizar usuários de redes sociais como influenciadores para o consumo de seus produtos, sem restringir esse benefício apenas às figuras públicas. Lembre-se: o objetivo é tornar a marca confiável e próxima do consumidor.

Se você gostou de saber mais sobre sampling de produtos, divida essas estratégias com os seus contatos, compartilhe este post e siga a gente nas Redes Sociais! 😉

 

Referência: www.ecommercebrasil.com.br & LinkedIn

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