Marketing Digital para marketplace: qual a melhor estratégia?

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Uma boa estratégia de marketing é um elemento fundamental para o sucesso de um marketplace. Atrair visitantes que irão se tornar clientes, de forma contínua e exponencial, é o oxigênio para que gere valor para seus vendedores.

Afinal, um marketplace é um shopping virtual. E, sem pessoas visitando o shopping – ou seja, tráfego – não existem compradores e nem faturamento.

O Marketing Digital é um dos mais escaláveis canais para aquisição de clientes. Com ele, fica mais fácil mensurar resultados e controlar o retorno sobre o investimento.

Então, quais são os os canais de Marketing Digital mais indicados para marketplace?

1.SEO

O SEO é um dos principais canais de marketing para marketplace. Essa técnica de Search Engine Optimization é a otimização para os motores de busca. Ou seja, são estratégias para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados do Google. Isso porque estar entre as primeiras posições pode trazer mais visitantes e clientes para o seu marketplace.

É fundamental que as descrições dos produtos estejam bem formuladas, assim como a descrição dos serviços. O ideal é que esses elementos mencionem a mesma palavra-chave do título da página.

Dica pra vocês: Tenha um tutorial para os sellers cadastrados no seu marketplace. Pois, na maioria das vezes, o preenchimento das descrições é responsabilidade deles. E isso afeta diretamente a performance e a visibilidade do seu site.

2. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é um canal de marketing para marketplace simples e acessível. Para isso, você pode criar um blog com artigos, guias, eBooks e tutoriais. Outra opção é começar um canal no Youtube. Mas, lembre-se de que qualquer conteúdo produzido, seja em um blog ou no Youtube, deve estar associado à uma palavra-chave.

Ponto Importante: O conteúdo pode ser feito por você mesmo, e deve sempre ter relação com o seu marketplace. 

3.Redes sociais

Outro canal de marketing bem conhecido são as redes sociais. Você pode conquistar uma relevância orgânica nas redes que fazem mais sentido para o seu marketplace. Para isso, é importante conhecer as especificidades de cada uma delas.

Independente da rede social, é preciso manter uma frequência mínima de postagens. Mas tenha em mente que os resultados orgânicos deste canal são de médio a longo prazo. Assim, é possível fazer com que os seus seguidores se tornem vendas ou cadastros no seu marketplace.

Dica: Fique de olho nas métricas das suas redes sociais. Porém, foque nos resultados que realmente importam, como: número de cliques e vendas. Afinal, as curtidas podem garantir status, mas não trazem faturamento para o seu site.

4.Mídia Paga

Conforme falamos acima, as redes sociais de forma orgânica geram resultados a médio e longo prazo. Contudo, a mídia paga é uma estratégia de marketing para marketplace que pode acelerar esse processo.

Uma vantagem da mídia paga é a possibilidade de segmentação. Dessa forma, você pode criar anúncios direcionados para cada público. Essas segmentações podem ser por região, idade ou interesses.

Importante: Nesse canal, é necessário avaliar constantemente as métricas. Você conseguirá medir quantos cliques e clientes são gerados.

Conclusão

O marketing para marketplace é o principal fator que define o sucesso de uma plataforma desse tipo. Isso porque gerar tráfego e clientes para os vendedores ou prestadores de serviço é a maior responsabilidade de quem possui um marketplace.

Essa atração precisa ser contínua e escalável, e isso pode ser feito pelo Marketing Digital. Nessa perspectiva, existem várias possibilidades de canais de marketing para marketplace. Por isso, é preciso testá-las e avaliar quais são as mais adequadas para a sua plataforma.

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Referência:https://resultadosdigitais.com.br/

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