Como devo fechar a conta? Saiba organizar as taxas e tarifas para ter lucro em SEU Marketplace

Como um modelo de negócio que vem ganhando cada vez mais destaque no mercado online o Marketplace é sem dúvida uma incrível fonte de lucros e que têm ajudado muitas pessoas a terem sucesso em seus empreendimentos.

Porém quando você começa um marketplace por si só e tenta encontrar material online para aprender como ter lucro nessa plataforma é muito mais comum encontrar dicas e tutoriais que se destinam aos Sellers e nunca ao desenvolvedor e fundador por trás do espaço em si.

Levando isso em conta criamos este pequeno artigo focado em ajudar você a conseguir se organizar para ter lucros com o seu marketplace e se livrar das dores de cabeça que esse tipo de questão poderia causar a alguém despreparado.

MEIOS DE PAGAMENTO E SUAS TAXAS

A primeira coisa que você precisa levar em consideração para garantir que o seu marketplace vai ser uma fonte de lucro e não de dor de cabeça é o meio de pagamento que vai ser utilizado pelos clientes.

Os meios de pagamento mais comuns na atualidade são fornecidos pelo PagSeguro, através desta ferramenta de cobrança seus clientes podem pagar usando cartões de todos os tipos e até boletos.

Mas obviamente todas essas facilidades têm um preço, o PagSeguro cobra uma taxa que você deve levar em consideração na hora de calcular o valor a ser cobrado na comissão paga por cada Seller (hoje em R$ 3,99 boleto e 3,99% Crédito + R$ 0,40 retirada, e consulte sua taxa de antecipação e parcelamento).

Naturalmente você deve procurar a forma de pagamento que achar mais vantajosa para si mas o PagSeguro é uma ferramenta que oferece facilidades e têm um bom histórico de mercado além de um valor justo de taxas então você pode apenas adotar ele.

DESPESAS COM A PLATAFORMA

Para manter a plataforma normalmente você vai precisar pagar uma tarifa, essa tarifa serve para custear despesas como a hospedagem da plataforma e armazenamento em nuvem para os seus dados o que é superimportante para um marketplace.

Por isso você deve incluir os valores de despesa com a plataforma já na comissão de cada seller, lembre que o valor deve ser dividido de forma fixa entre os sellers então existem situações onde o valor que os sellers estão pagando por essa manutenção da plataforma vai ser superior ao valor que você realmente vem utilizando.

Nesses casos use o valor extra para investir em algum benefício para o marketplace que possa ser de proveito de todos.

MARKETING COLETIVO

Outra forma de ter lucro com o seu marketplace é cobrando uma taxa nas comissões que vai ser destinada ao marketing coletivo.

Para os sellers isso é muito mais vantajoso, uma estratégia de marketing que leve em conta o marketplace como ponto central vai atrair muito mais visitas e gerar mais tráfego do que se cada seller tentasse se divulgar por si só usando estratégias de marketing individual.

Mas ao utilizar essa estratégia para aumentar os seus lucros seja transparente, crie um plano de marketing detalhado para que os Dealers que são ao mesmo tempo seus parceiros comerciais e clientes entendam exatamente no que você vai utilizar esse dinheiro e quais os benefícios esperados em termos de resultado para o marketplace como um todo.

POSIÇÃO DE DESTAQUE

Você pode usar às posições de destaque dentro do próprio marketplace como uma forma de conseguir uma maior taxa de lucro.

Use as posições de destaque como uma forma de atrair mais cliente dedicando parte delas aos seus Sellers de maior competência e que vem mostrando melhores resultados mas deixe também uma parte destas áreas de destaque para sellers que queiram alugar a posição de destaque por um determinado tempo

Assim você acha Sellers de menor influência a conseguirem maior visibilidade e ao mesmo tempo consegue aumentar a sua receita de lucro.

SERVIÇOS EXTRAS E UTILITÁRIOS

Os sellers já são seus clientes e são parte do seu poder de negociação, por isso é interessante para você que o desempenho deles seja cada vez melhor e não existe nada de errado em lucrar com isso.

Alguns marketplaces atuam de forma a oferecer para os Sellers uma série de serviços extras que são utilitários para ajudar o Seller a vender e aumentar reputação.

Esse tipo de serviço pode variar de acordo com a sua criatividade mas em geral são serviços voltados tanto ao atendimento ao cliente quando a apresentação do produto.

Você pode começar oferecendo aos seus sellers a opção de pagar um pouco a mais para ter um serviço de atendimento ao cliente que possa ajudar diretamente os clientes a entender mais do que aquele Seller têm a oferecer.

Pode ainda oferecer serviços de edição de imagem e fotografia que vão ajudar a melhorar a qualidade da exibição dos produtos, qualquer ideia é válida desde que ela realmente traga valor ao negócio do seu Seller.

CONCLUSÃO

Acima de tudo o que você precisa fazer para aumentar os seus lucros é pesquisar, conforme o seu marketplace cresce você vai ter uma maior quantidade de pessoas trafegando pelo seu site e isso oferece a você a oportunidade de analisar o seu desempenho e testar o que funciona melhor na concorrência.

Uma vez que você pesquise você vai entender os motivos que levam aquilo e vai estar sempre criando mais valores para o seu marketplace que vai atrair mais clientes e satisfazer os que você já têm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *