QUAIS OS CAMINHOS PARA MONTAR O MEU MARKETPLACE?

Tempo de leitura: 4 minutos

O marketplace surgiu no Brasil em 2012, é um modelo de negócio também conhecido como shopping virtual.

 

Considerado um grande atalho, por conseguir reunir num só lugar, marcas e lojas, facilitando a procura pelo melhor preço e produto, que é exatamente o que o consumidor procura.

 

O marketplace se consolidou no Brasil e vem crescendo cada vez mais, mas não se engane, criar um marketplace e potencializar seu sucesso, não é tão fácil como muitos podem imaginar, mas no final das contas, o esforço é válido, pois dando os passos certos, o retorno é bem satisfatório.

 

Nesse artigo informarei como você pode tirar melhor proveito da plataforma.

 

1 – EXPLORAÇÃO DA PLATAFORMA

Você está entrando num novo mundo, cheio de alternativas. Acredite, é muito fácil se perder em pequenos detalhes.

 

Quando falamos na exploração da plataforma, estamos falando inicialmente de estudo, isso mesmo, você deve olhar todos os aspectos que o marketplace te oferece, procurar se familiarizar com absolutamente todas as ferramentas que você terá a sua disposição.

 

2 – CADASTRAMENTOS DE PRODUTOS

 

Quando você está pesquisando na internet produtos que deseja comprar, qual a coisa que mais te chama atenção no primeiro momento?

 

Sim, a imagem do produto, esse é um ponto que pode te dar passos de vantagens no caminho do sucesso.

 

Aqui não deve haver economia, quanto mais você puder investir na qualidade da imagem dos seus produtos, melhor, caprichar em coisas como iluminação, enquadramento das fotos dos seus produtos, se possível, contrate um profissional e caso fique fora do seu orçamento.

 

Procure fazer o seu melhor, dando um padrão as fotos, tirando todas com o mesmo fundo, por exemplo. Acredite, no mercado de vendas, uma boa imagem escancara portas.

 

3 – MARKETING

 

A grande vantagem do marktplace é sua visibilidade. Você já deve ter ouvido aquela frase “Quanto mais dinheiro você tem, mais dinheiro você ganha”, pois bem, essa frase se aplica aqui quando falamos da visibilidade.

 

Traduzindo: Quanto mais visitas você tiver, mais solido será o público atingido. Depois de estabelecido, você não precisará mais investir tanto tempo e dinheiro para divulgação.

 

Mas, para chegar a esse ponto, existe muito chão a ser percorrido e é aí que entra o trabalho do marketing, que deve ser um dos seus grandes focos.

Atente-se a forma de marketing que vai escolher, se possível, dê preferência a algo que se adeque mais ao estilo do seu público, afinal de contas, todo produto tem um público alvo.

 

Aqui, não tem jeito, você terá que fazer vários testes e ver o que atrai mais atrai seu público, na questão do marketing, não economize na utilização de recursos, você deverá usar redes sociais, canais de vídeos, compartilhamentos, tudo o que tiver direito. Divulgação é absolutamente fundamental.

 

4 – EXPERIÊNCIAS DO USUÁRIO

 

Quando você acessa algo, você quer encontrar o máximo de facilidade, correto? Você quer que tudo seja fluido e simples, para que você possa pesquisar sem se perder, não é?

 

Pois bem, no marktplace não vai ser diferente, procure dar uma atenção especial a isso. Acredite, facilitar a vida do consumidor, te renderá muitos frutos.

 

É obrigação deixar tudo bem organizado, se utilizando de mapeamento e usabilidade, para saber onde os clientes clicam mais e potencializar essa área em especifico, uma boa visão estimula que o consumidor permaneça ali por mais tempo, aumentando assim as chances de que ele compre algo.

 

Quem nunca acessou algo que até tinha conteúdo interessante, mas pela má organização e poluição visual acabava fazendo você fechar a página, pois é.

 

Umas das características em comum dos casos de sucesso são focar nos pontos fortes, ao contrário do que muita gente pensa.

 

Por exemplo, se você já sabe o que gera mais sucesso, o que é considerado mais importante, você deveria focar nisso, facilitando o acesso do consumidor, deixando o produto em questão em posição de fácil acesso e visibilidade para o consumidor.

 

5 – INOVAÇÕES CONSTANTES

 

Se o marktplace é conhecido como shopping virtual, você não pode esperar que algo com essa nomenclatura deixe a desejar no quesito inovação.

 

Afinal de contas, o que vai gerar mais interesse e consequentemente atrair mais e mais pessoas, um lugar em que os produtos são sempre os mesmos, que não há atualizações, promoções ou o contrário? Pois é, a resposta é óbvia, mas acreditem, muitos pecam aqui.

 

Afinal de contas, todo mundo sabe que é mais fácil chegar no topo e obter sucesso, do que se manter lá.

 

CONCLUSÃO

 

Infelizmente, negligenciar acaba sendo um erro muito comum, não seja pego por isso. Atualize tudo o tempo o inteiro, veja as tendências do mercado, esteja em constante busca de conhecimentos, sempre inove nas campanhas de marketing.

No marktplace, depois que obtiver um sucesso, vai ser mais fácil continuar lucrando bem. Mas, novamente, se policie para não negligenciar.

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