Como posso destacar meu Marketplace no mercado?

Com o aumento no número de pessoas interessadas em fazer negócios online, os Marketplaces vem ganhando cada vez mais espaço como às plataformas de maior interação entre o público e o Seller.

 

Desenvolver e colocar um marketplace no mercado se tornou uma fórmula para o sucesso que no entanto exige a capacidade de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

 

Foi pensando nisso que separei uma série de dicas que vão ajudar você a colocar de uma vez por todas o seu Marketplace em uma posição de destaque atraindo cada vez mais clientes e crescendo de forma totalmente orgânica.

 

1 – APOSTE EM UMA BOA EQUIPE

 

É natural pensar no Marketplace como sendo uma plataforma de negócios que embora tenha características similares não funciona da mesma forma que uma loja física de departamentos.

 

Mas o fato é que embora o modelo de negócio seja bem diferente existe nessas duas modalidades de negócios a necessidade de ter uma equipe preparada.

 

Um marketplace não vai exigir um grande número de pessoas mas sim um número pequeno com dois ou três funcionários dedicados a encontrar e alistar Sellers.

 

Enquanto uma loja de departamento poderia ter um funcionário lidando com 8 a 10 contatos e parcerias de negócios com fornecedores em um marketplace você pode ter um único funcionário atendendo uma média de 80 a 100 Sellers.

 

Mas para que isso seja possível você deve ter em mente que sua equipe precisa ter capacidade de comunicação elevada.

 

2 – SEJA SELETIVO

 

Embora o aumento no número de possíveis Sellers interessados em trabalhar com você seja uma coisa boa ainda é importante que você defina padrões de exigência que sejam de fato criados para aumentar o nível do seu marketplace e não para atrair qualquer um.

 

Confira o histórico de cada candidato a Seller, veja como eles se saem em outros marketplaces e tenha certeza de que o produto deles de fato está a altura do seu padrão.

 

Lembre que o padrão vai ser definido por você mas vai ser adotado por todos os Sellers no seu marketplace e isso vai trazer para eles e para o público um sentimento de elite que vai ser muito útil para criar reputação e se destacar de verdade no mercado.

 

3 – USE A PERFORMANCE AO SEU FAVOR

 

Se um determinado Seller têm uma performance de vendas muito superior aos outros então use isso, coloque este Seller em uma posição de destaque.

 

O fato de que ele se sai bem significa que ele é valioso para os seus clientes e colocar em destaque aquilo que mais atrai o público vai sem dúvida fazer a diferença para que você possa se destacar no mercado muito mais rápido.

 

Já quando um Seller têm um desempenho fraco que fica muito abaixo do esperado então ele deve no mínimo ser suspenso, você pode incentivar o dealer em questão a se aperfeiçoar antes de tentar de novo, lembre que para se destacar no mercado a experiência do cliente deve ser sempre o ponto principal.

 

4 – SEJA FIEL AO DNA DO SEU MARKETPLACE

 

Conforme você cresce e ganha mais destaque no mercado você vai receber propostas generosas de possíveis Sellers que querem usar a sua marca e impactar o seu público, esse tipo de proposta pode e deve ser considerada como uma ferramenta de crescimento.

 

Mas isso apenas deve acontecer quando a proposta faz sentido com aquilo que você criou, mantenha uma identidade forte do seu marketplace, tenha desde o começo um nicho que você pode considerar como o DNA do seu negócio e se atenha a ele.

 

Você pode expandir adicionando novas categorias que fazem sentido com o resto do que você tem a oferecer ou apenas melhorando as categorias existentes, o importante é que você não traia a confiança que o cliente e o público criaram sobre a sua marca.

 

5 – SEJA HONESTO COM O CLIENTE DESDE O COMEÇO

 

Não existe motivo para você negar, a Amazon é uma das maiores empresas do mundo e graças a ela o modelo de negócios do Marketplace é famoso e adorado no mundo todo.

A função básica do Marketplace é justamente usar os Sellers como uma forma de baratear os custos para o cliente ao mesmo tempo que oferece segurança e praticidade.

 

Então não esconda isso dos seus clientes, faça todas as transações com total transparência e às pessoas vão prestar mais atenção no seu negócio.

 

6 – AUTOMATIZE TUDO O QUE VOCÊ CONSEGUIR

 

Quanto mais manual for o processo de funcionamento do seu marketplace maiores são as chances de erro, ter uma grande parte do seu negócio automatizada vai ajudar você a diminuir custos para o cliente, cortar despesas para o seu negócio.

 

Economizar tempo nas negociações e principalmente no envio do produto, os marketplace que de fato se destacam no mercado são aqueles que estão sempre procurando formas de se modernizar.

 

7 – INVISTA EM MARKETING DESDE O COMEÇO

 

Já mencionei ela antes mas é difícil falar de marketplace sem falar da Amazon e é importante aprender com quem fez história neste segmento, o motivo pelo qual essa gigante faz tanto sucesso são os investimentos pesados em marketing principalmente marketing de tráfego.

 

A lógica por trás do marketplace é justamente essa, você ter um site que tem tantos acessos que às pessoas preferem vender através do seu site do que ter um espaço próprio, então sem medo, invista desde o começo.

 

CONCLUSÃO

 

Marketplaces têm um sistema todo próprio de SEO que é utilizado para aumentar o tráfego do site especificamente voltado para esse modelo de negócios então esse pode ser um excelente lugar para começar.

 

Faça sua lição de casa e tenha um Marketplace de destaque no mercado !!

3 Comentários


  1. Olá, boa tarde!
    Gostaria de receber um contato de uma pessoa do comercial. Estou interessado em adquirir os serviços da SM.
    Obrigado,
    Ricardo

    Responder

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