Como criar marketplace

Com certeza você já ouviu falar sobre marketplaces e muito provavelmente já deve ter comprado em um deles.

Marketplace é um conjunto de lojas reunidas com o objetivo de dividir os custos de atração de tráfego de clientes.

Podem ser lojas do mesmo segmento ou de segmentos distintos. Isso mesmo até lojas concorrentes se unem para atrair consumidores mais facilmente.

Um bom exemplo disso são os mercados produtores, que existem há vários anos. Os produtores rurais decidiram criar marketplaces para se reunirem em um mesmo local e facilitar a vida dos compradores, que conseguem encontrar nesse local, tudo o que precisam.

Há vários outros exemplos de lojistas que decidiram criar marketplaces, como as regiões comerciais onde numa mesma rua ou bairro você encontra concentração de lojas.

Em São Paulo por exemplo, vários comerciantes quiseram criar marketplaces de roupas (como o Brás e José Paulino), criar marketplaces de peças de automóveis (Av. Duque de Caxias) e criar marketplaces de eletrônicos e informática (Santa Efigênia), somente para citar alguns.

São muitos exemplos. Até mesmos os shopping centers podem ser considerados marketplaces, com lojas e serviços de diversos segmentos.

Na internet não é diferente. Também é possível criar marketplaces de segmentos específicos e também criar marketplaces genéricos.

O mais interessante é que na internet é possível você criar um marketplace muito facilmente e com um custo baixo.

Se você conhece bem um nicho de mercado e consegue ter acesso a vários lojistas e comerciantes desse segmento, pense em criar um marketplace para vender os produtos deles.

Quais são os passos para criar seu marketplace?

1. Encontre o nicho: quanto mais segmentado for, mais possibilidade de você conseguir atrair um público qualificado e ter mais rentabilidade

2. Encontre os lojistas ou fabricantes: quanto menos intermediários houver, melhor.

Então se você consegue contato direto com os fabricantes ou importadores, conseguirá melhores margens para vender esses produtos

3. Contrate uma plataforma de marketplace. Conheça as vantagens e preços superacessíveis da SM Places.

4. Ensine seus lojistas a venderem: você precisa ensina-los a tirarem fotos e descreverem bem seu produto.

5. Atraia tráfego para seu marketplace: você precisará conhecer algumas estratégias de marketing digital para atrair tráfego qualificado e com baixo custo para o seu marketplace. A SM Places também pode te ajudar nesse ponto.

Enfim, por que os marketplaces estão em alta no mercado de e-commerce? Porque os administradores de marketplaces não precisam se preocupar com a operação de estoque e armazenagem.

Você só precisa conseguir juntar os lojistas ou fabricantes, ter a plataforma de marketplace certa e atrair o tráfego.

Boas vendas!

6 Comentários


  1. Olá, tenho interesse em desenvolver meu projeto de marketplace, porém não entendo de configuração ou construção de sites. Vocês deixam a plataforma funcionando perfeitamente para os vendedores cadastrar seus produtos e começar a vender?
    Já tenho um domínio contrato e tenho plena certeza que o nome é “chiclete” e vai ser aceito facilmente de forma a crescer escalavelmente.
    Meu whatsapp é 11987808885

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *