Cadastro de produtos no Marketplace!

Tempo de leitura: 3 minutos

O cadastro de produto nos marketplaces é uma das etapas mais importantes para lojistas que buscam o sucesso. Um anúncio bem produzido acelera a publicação nos canais de venda e pode ser decisivo para as conversões e vendas. Logo, é importante ressaltar que um cadastro de produto bem feito aumenta a relevância dos itens no marketplace e melhora significativamente as vendas.

Para cada produto, por exemplo, é necessário colocar um título chamativo, uma boa descrição, bem como uma imagem que chame a atenção e possua destaque nas buscas online, contribuindo assim para a otimização do seu e-commerce nos mecanismos de busca.

Ficou curioso para saber mais sobre como cadastrar produto em um marketplace? Então vem com a gente!

COMO CADASTRAR PRODUTO EM UM MARKETPLACE?

Uma dica muito importante é criar um padrão para todas as suas descrições. Descreva sempre os produtos seguindo alguns aspectos pré-definidos. Isso mostrará o profissionalismo da sua loja aos possíveis clientes.

Além disso, é interessante também melhorar o cadastro dos itens periodicamente, com o objetivo de deixar as pessoas atualizadas.

Com essas informações em mente, veja algumas dicas importantes de como cadastrar seus produtos no marketplace:

1. Faça boas descrições

Antes de cadastrar qualquer produto, a primeira coisa que você precisa fazer é criar uma boa descrição para ele. Afinal, como já deu para perceber, descrições pobres em informações ou incompletas são as grandes responsáveis pelas desistências nas compras online. Nunca insira somente a ficha técnica do fornecedor, isso porque muitas vezes esse conteúdo não está redigido da forma mais fácil para o entendimento do comprador.

2. Tenha cuidado com as imagens

Procure sempre inserir fotos com a melhor qualidade, resolução e tamanho.

Uma dica importante nesse sentido é colocar mais de uma imagem para cada produto, de ângulos e distâncias diferentes, ora mostrando o item todo e ora focando apenas em algum detalhe. Isso faz com que o cliente tenha certeza daquilo que está comprando e evita ao máximo pedidos de troca ou devolução. Colocar vídeos mostrando os produtos é também uma ótima opção.

3. Estude o comportamento do seu consumidor.

Entender seu consumidor é essencial para poder vender seu produto da melhor maneira. Na verdade, colocar-se no lugar dele deve ser um exercício comum ao cadastrar seus produtos no marketplace.

Quando o cadastro é feito como parte da estratégia de posicionamento, cria-se uma padronização, com informações relevantes tanto de texto como de imagens, capaz de cativar o consumidor.

MODELOS DE CADASTRO DE PRODUTOS COM O MARKETPLACE

  1. Cadastro por integração massiva

É possível fazer o cadastro massivo e automatizado de todo seu sortimento de produtos por meio de um ERP, plataforma  integradora de marketplace como a Bling, Millenium e Anymarket.

Esse processo facilita bastante o cadastro e gerenciamento de produtos e pedidos. Para quem possui um grande sortimento ou precisa gerenciar muitas vendas, o uso da integradora de marketplace é altamente recomendado porque oferece ao seller maior visibilidade, agilidade e capacidade de gestão, garantindo maior eficiência operacional.

2. Cadastro manual massivo

Esse cadastro é feito via planilha. A SMPlaces disponibiliza o modelo. 

É preciso preencher os dados solicitados de todos os produtos e, em seguida, fazer um upload da planilha para nosso sistema.

3. Cadastro manual unitário

Há ainda a possibilidade de cadastrar seus produtos individualmente de forma manual. Ou seja, você deverá preencher o cadastro dentro do nossa plataforma e especificar todas as informações de cada um dos itens que vende, como nome, imagem, descrição, categoria, preço, cálculo de frete, variações do produto e ficha técnica.

Depois clique em cadastrar e pronto!

Agora que você tem as dicas essenciais de como cadastrar produtos no marketplace, invista nesse processo para impulsionar seu negócio da melhor maneira possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *