A DIFERENÇA DE MARKETPLACE DE NICHO E MARKETPLACE VARIADO.

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Também conhecido como shopping virtual, o marketplace surgiu no Brasil em 2012 e é um modelo de negócio que geralmente reuni num lugar só, marcas e lojas, o que consequentemente acaba facilitando a busca pelo melhor produto e melhor preço, o que naturalmente atrai o consumidor.

 

O marketplace já é consolidado no Brasil e tem crescido cada vez mais, mas ao contrário do que muita gente pode imaginar, não é há só um tipo padrão de marketplace e é sobre isso que falarei aqui, deixando claro a diferença entre marketplace variado e marketplace de nicho.

 

MARKETPLACE VARIADO

 

Talvez você não imagine, mas há óbvias, porém grandes diferenças entre o marketplace variado e o marketplace de nicho.

 

Como você pode imaginar, o variado é o tipo mais comum, é basicamente o padrão quando se fala em marketplace.

 

Esse modelo carrega esse nome, justamente por abranger a maior quantidade possível de lojas, marcas, de todos os tipos, de todos os estilos. Basicamente, quanto mais variação, quanto mais público for capturado, melhor.

 

Se esse é o padrão, há um motivo por isso. Afinal, naturalmente tende-se a imaginar que, seria muito mais lucrativo, ter a possibilidade de atingir vários tipos de público, correto?

 

Pois é. Além disso muitos que iniciam no marketplace variado, tem a impressão que essa é a escolha mais simples, justamente pelas possibilidades ilimitadas.

 

MARKETPLACE DE NICHO

 

O Marketplace de nicho como o nome sugere, busca um nicho de mercado, o foco é atender a demanda de um público específico. A verdade é que apesar do nome parecer diferente, você já conhece uma infinidade desses nichos.

 

Alguns exemplos de nichos conhecidos são o hoteleiro, moda feminina, farmacêutico, produtos eletrônicos, fitness e muitos outros, a lista é enorme.

 

Um nicho é todo segmento de mercado que seja especifico. Ficou mais fácil de identificar, não é?

 

MAIOR FACILIDADE

 

Você se surpreenderia se alguém te dissesse que um marketplace de nicho pode ser uma alternativa mais fácil do que um variado? Muita gente sim, mas isso é um engano. Vamos parar para pensar.

 

O que é mais fácil, tentar se estabelecer num mercado que abrange vários seguimentos e que já possuem gigantes atuando no mercado ou direcionar seu foco em apenas um nicho especifico no mercado? Parece óbvio agora, eu sei.

 

Outro ponto que surpreende, é que muitos interessado em entrar no marketplace, acabam ficando receosos, imaginando que por atuar em algo tão específicos, os lucros ficariam comprometidos, mas isso está longe de ser verdade.

 

Sabendo explorar o nicho, o efeito pode ser exatamente o contrário. Procurando facilitar o processo para o consumidor, o Marketplace deve ser uma alternativa que forneça facilidade e disponibilidade, no uso de produtos e serviços no geral.

 

E o ponto é, quando você decide por um nicho, fica muito mais fácil investir e expandir, afinal de contas o foco seria só um, diferente do marketplace variado no qual você acaba tendo que ir em várias direções.

 

MENOR CUSTO

 

Colocando na balança os dois tipos, o marketplace de nicho acaba saindo mais em conta.

 

Por exemplos, os investimentos para os anúncios pagos, acabam sendo muito menos em comparação, e o motivo é óbvio, já que você vai atingir é mais especifico, diferente do variado, em que o investimento é bem maior, afinal o foco são vários segmentos.

 

TENDENDÊNCIAS DO MARKETPLACE

 

Com a consolidação do marketplace no mercado, é natural que há mudanças em vários aspectos, no sentido de crescimento mesmo. Confira algumas dessas tendências abaixo.

Aumento da quantidade de canais:

Se o marketplace já uma plataforma de sucesso e estabilizada, é natural imaginar que cada vez mais canais se envolvam justamente por ver uma mina de ouro.

 

Necessidade de melhoria de atendimento:

Ponto em que deve haver constante melhora e meta de excelência quando o foco é o público.

 

Crescimento do número de lojistas e parceiros:

Marketplace leva lucro pra todos os envolvidos, essa expansão e interesse é consequência do sucesso.

 

Estreitamento de relação com o consumidor:

Aquela frase clichê que diz  “o cliente tem sempre razão” é traduzida aqui, não é necessariamente seguida ao pé da letra, mas a verdade é que quanto mais o cliente se agrada, mas ele tende a voltar e melhor do que isso, tende a trazer outros consumidores com ele, por isso toda forma positiva de estreitamento de relação com o cliente, é mais do que válida.

 

CONCLUSÃO

 

Apesar de já estar consolidado, a tendência é que há uma estabilização ainda maior dos marketplaces do comércio eletrônico brasileiro.

 

Tudo indica que a tendência é evoluir cada vez mais, não há o mínimo indicio de queda nessa modalidade, com a melhora contínua, a consequência será  uma maior facilidade e otimização das vendas, oferecendo benefícios para todos que fizeram parte desse imenso mercado cheio de oportunidades.

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