Marketplace para o B2B

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Marketplace de serviços B2B: entenda o que é e quais são os benefícios para a sua empresa

Os marketplaces B2B são locais virtuais de intermediação entre fornecedores que vendem para empresas e compradores. São plataformas que tem como objetivo criar um ambiente onde seja possível se iniciar contato com novas empresas e em alguns casos até finalizar a contratação de serviços.

Trata-se de um modelo de negócio normalmente explorado pelos mais variados tipos de empresas, seja em tecnologia da informação, telecomunicações, consultorias, escritórios de engenharia, transportes e muito mais. Como estes marketplaces geralmente são abertos privilegiam principalmente o isso por pequenas e médias empresas. E funciona como um mercado ou feira de negócios, em que os fornecedores expõem seus produtos e serviços e podem negociar com o comprador via internet.

Um marketplace B2B aumenta significativamente a oferta de produtos e serviços de empresas para empresas, permitindo que os compradores tenham um leque maior de opções e possam negociar melhores preços e prazos de pagamento. E isto é algo que facilita muito o processo de busca de fornecedores, pois não é necessário perder tempo pesquisando em ferramentas de busca, existem diversos fornecedores em um único local.

Há inúmeros especialistas que afirmam que os marketplaces são fundamentais para a melhoria das negociações. Além disso, são grandes geradores de receita em curto e médio prazo para empresas que estão buscando novos clientes. De acordo com a consultoria PwC, existem em média 30 mil marketplaces em operação no mundo atualmente.

Quais os benefícios do Marketplace B2B?

As vantagens deste modelo de negócio podem ser divididos em dois tipos: os benefícios para compradores e os benefícios para os fornecedores.

Benefícios para fornecedores:

– Concentração de grande quantidade de pedidos de novos clientes.

– Diminuição dos custos para a conquista do cliente: como sabemos, há um grande esforço para se conquistar um novo cliente. Como a apresentação de potenciais clientes é feita através das plataformas via Internet, poupa-se tempo e esforço de visitas, contatos telefônicos etc.

– Aumento do alcance de atuação da empresa: a internet aproxima clientes e fornecedoras de distâncias inimagináveis, isso amplia o mercado diminui significativamente os custos com transação comercial e interação.

– Redução do time to market: como numa feira virtual, o cliente decide com mais rapidez, diminuindo o tempo entre o encantamento e a decisão de compra.

Benefícios para compradores:

– Diminuição de gastos para encontrar e selecionar fornecedores: como classificar os tipos de serviços que procura fica mais fácil, e ainda com a facilidade de ter indicação dos melhores fornecedores na plataforma, é mais rápido decidir. Assim, a equipe de compras ganha tempo.

– Melhoria na negociação: como é possível fazer grandes pedidos e como os fornecedores que estão ofertando precisam ser mais transparentes, o comprador tem muito mais poder de barganha.

– Diminuição dos custos de transação: a plataforma, geralmente, oferece um custo menor de transação comercial.

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